blueroofs-750x330

Todos nós já conhecemos o famoso telhado verde, “Green Roof”, telhado vegetado, cobertura verde, entre outros nomes. Esta estratégia de projeto apresenta diversos benefícios para a edificação, para o meio-ambiente e para o usuário, como conforto térmico e acústico interno, redução do efeito ilha de calor, serve de atrativo para pequenos insetos e pássaros (aumento da biodiversidade) além de ser muito bonito e podendo ser uma área de convivência com uma belo paisagismo para os ocupantes da edificação.

Mas você conhece o chamado “Blue Roof”, ou na tradução literal o Telhado Azul?

Trata-se de uma nova tecnologia que já conquista espaço nas coberturas dos prédios nos Estados Unidos, em cidades como Nova Iorque, por exemplo, centros urbanos onde existe baixa permeabilidade do solo. Considerada uma estratégia LID (Low Impact Development – Desenvolvimento de baixo Impacto) a ideia é reter a água da chuva na cobertura da edificação, isto mesmo! Fazer com que o chamado “runoff”, ou escoamento da água pluvial seja mais lento e de forma filtrada, primeiro evitando excesso de água nas ruas, inundações, deterioração das vias e calçadas, sobrecarregamento do sistema de escoamento, e segundo fazendo com que o volume que chegue nos reservatórios para aproveitamento esteja com menos impurezas.

Em grandes cidades, a água da chuva flui por ruas, calçadas, estacionamentos, coberturas e telhados, tendo contato por poluição e contaminantes, resíduos e etc por todo o caminho. Muitas vezes o final deste percurso é o oceano, contribuindo para sua poluição. Ambos Blue Roof e Green Roof contribuem para uma jornada mais limpa desta água.

Assista ao vídeo sobre Runoff nas cidades:

Fonte do vídeo: austintexasgov

 

Vamos a algumas considerações em relação aos dois sistemas:

blueroofs-2-1-768x296

Fonte de informações: GBES CE Courses

 

Podemos perceber que o Blue Roof é indicado para locais com alta precipitação de chuva e grande área impermeável. Ainda é um sistema construtivo novo, que pode apresentar grande evolução e adaptabilidade. O objetivo deste sistema, a grosso modo é: “criar obstáculos” para que a água caia mais lentamente nos ralos instalados na cobertura.

Veja abaixo algumas ilustrações de instalação:

 

R1200-300x215

 Drenos com regulador de fluxo

 

 

blue-roof-schematic_1

                 Estrutura

 

fonte: http://www.hazenandsawyer.com

 

blueroof-section-768x576

 Sistema misto: Green Roof + Blue Roof                  

foto: Hyphae Design Laboratory

 

 9bcdb75660fe962dad976b8e4eb08054

fonte: Pinterest

 

Gostou desse conteúdo?

15

0