(FILES) This file picturetaken on March 2, 2017 shows the headquarters of Brazilian construction giant Odebrecht SA in Sao Paulo, Brazil on March 2, 2017.Brazils

Construtora brasileira havia conquistado posições em 2016, mas despencou no ano passado com o maior número de denúncias de irregularidades no Exterior

A lista “Top 250 International Contractors”, publicada anualmente pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Record, classifica as 250 maiores construtoras do mundo com base na receita total contratada gerada a partir de projetos localizados fora do seu país de origem.

Há vários anos, a brasileira Odebrecht é presença constante no ranking, ocupando posições de destaque. Em 2016, mesmo com a Operação Lava Jato em estágio avançado e a permanência na prisão do principal executivo e herdeiro da companhia, Marcelo Odebrecht, a empresa chegou a ganhar posições em relação ao ano anterior, saltando da 13ª para a 6ª colocação.

Em 2017, porém, caiu para a 29ª posição, justamente quando as denúncias de corrupção enfrentadas pela companhia com a Justiça brasileira passaram a se repetir com maior ênfase em outros países da América Latina, como o Peru, Equador, Colômbia Panamá e Argentina.

A queda também pode ser constatada na lista “Top 250 Global Contractors”, que classifica as 250 maiores construtoras com base na receita total contratada, independentemente de onde os projetos estão localizados – incluindo, portanto, as obras no país de origem das empresas. O mergulho foi maior: da 13ª posição em 2016 para a 60ª no ano passado. O grave aperto no volume de obras de infraestrutura no Brasil certamente contribuiu para a nova posição no ranking.

Interessante notar também que, de 2015 para 2016, assim como no “Top 250 International Contractors”, a construtora havia melhorado a performance, passando da 22ª para a 13ª colocação.

Leia Mais:

Para acessar o ranking completo Top 250 International Contractors, clique:
https://www.enr.com/toplists/2017-Top-250-International-Contractors-1

Para acessar o ranking completo Top 250 Global Contractors, clique:
https://www.enr.com/toplists/2017-Top-250-Global-Contractors-1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here