Construtora brasileira havia conquistado posições em 2016, mas despencou no ano passado com o maior número de denúncias de irregularidades no Exterior

A lista “Top 250 International Contractors”, publicada anualmente pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Record, classifica as 250 maiores construtoras do mundo com base na receita total contratada gerada a partir de projetos localizados fora do seu país de origem.

Há vários anos, a brasileira Odebrecht é presença constante no ranking, ocupando posições de destaque. Em 2016, mesmo com a Operação Lava Jato em estágio avançado e a permanência na prisão do principal executivo e herdeiro da companhia, Marcelo Odebrecht, a empresa chegou a ganhar posições em relação ao ano anterior, saltando da 13ª para a 6ª colocação.

Em 2017, porém, caiu para a 29ª posição, justamente quando as denúncias de corrupção enfrentadas pela companhia com a Justiça brasileira passaram a se repetir com maior ênfase em outros países da América Latina, como o Peru, Equador, Colômbia Panamá e Argentina.

A queda também pode ser constatada na lista “Top 250 Global Contractors”, que classifica as 250 maiores construtoras com base na receita total contratada, independentemente de onde os projetos estão localizados – incluindo, portanto, as obras no país de origem das empresas. O mergulho foi maior: da 13ª posição em 2016 para a 60ª no ano passado. O grave aperto no volume de obras de infraestrutura no Brasil certamente contribuiu para a nova posição no ranking.

Interessante notar também que, de 2015 para 2016, assim como no “Top 250 International Contractors”, a construtora havia melhorado a performance, passando da 22ª para a 13ª colocação.

Leia Mais:

Para acessar o ranking completo Top 250 International Contractors, clique:
https://www.enr.com/toplists/2017-Top-250-International-Contractors-1

Para acessar o ranking completo Top 250 Global Contractors, clique:
https://www.enr.com/toplists/2017-Top-250-Global-Contractors-1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here