Ford Credit

Quando eu cursava a Universidade, lá atrás na década de 1980, como bom idealista, eu queria fazer a revolução e transformar o mundo. O tempo passou, a revolução não veio e em seu lugar a corrupção tomou conta do País. E achei que minha geração tinha fracassado. Até que me dei conta de que o mundo mudou sim: o poder trocou de mãos!

Vejam só: a Lava Jato colocou políticos e executivos na cadeia, presidentes foram depostos no Brasil e na Coréia do Sul, jovens com uma boa ideia, através do apoio de milhares de pessoas – crowdfunding -, criam negócios bilionários; empresas fecham as portas após denúncias de discriminação nas redes sociais; comunidades de pessoas com problemas comuns de saúde se conectam no mundo todo e aceleram a busca de soluções; o Projeto Genoma Humano, visto como impossível, concluiu sua tarefa antes do prazo e transformou a Ciência. Apenas alguns poucos exemplos de que hoje as pessoas têm o poder em suas mãos, ao toque da tela do celular.

A finalidade e a forma da utilização deste poder é o que decidirá o rumo para onde levaremos o mundo. As organizações são um reflexo da sociedade e ninguém mais aceita gestores tiranos e práticas discriminatórias. A pesquisa de ambiente de trabalho que o Great Place to Work conduz em 50 países já atinge 20 milhões de pessoas, dizendo o que elas querem e o que não aceitam. Por isso, o maior desafio que temos é a preparação de uma nova liderança, voltada a construir uma sociedade melhor, colocando as pessoas no centro da organização.

Um detalhe muito importante: líder não é o chefe mas sim qualquer pessoa que exerce influência positiva ao seu redor, independente de sua posição hierárquica na empresa ou papel na sociedade. E vejam que curioso: esta nova liderança tem algumas características comuns: influenciam pelo exemplo, por meio de ações simples e efetivas, partindo do diálogo, desenvolvendo o ouvido. Esta semana tive a oportunidade de visitar o presidente da Ford Credit, José Muniz Netto e entender melhor porque a empresa é uma das Melhores para Trabalhar no Brasil há vários anos.

  • Primeiro: líderes, como Netto, inspiram suas equipes com postura otimista, mesmo diante de cenários econômicos difíceis. A dificuldade externa está colocada para todos mas as excelentes empresas reúnem suas equipes em torno de propósitos inspiradores e baseados em valores.
  • Segundo: proximidade com as pessoas. De nada adianta uma política de portas abertas se ninguém entra. O melhor é ir até as pessoas, estimular o relacionamento, ouvir, dialogar.
  • Terceiro: parece que todos os excelentes gestores de pessoas são muito criativos no que se refere a criar práticas para estimular e integrar suas equipes. Na Ford Credit por exemplo, eles promovem o Cafezão, que é um momento que acontece todas as sextas, quando as áreas se reúnem para iniciar o dia de trabalho e finalizar a semana. É um momento de interação entre as equipes de uma maneira leve, cada um leva um item e desta forma a empresa estimula a colaboração para que o Cafezão aconteça. Além disso, a empresa tem outros programas voltados para saúde e bem-estar de seus colaboradores dentro e fora da empresa, tais como ações de saúde para combate ao colesterol, diabetes, hipertensão arterial ou até eventos, palestras, caminhadas e corridas que fortalecem a autoestima de seus colaboradores.

Pessoal: o mundo está sim se transformando muito rapidamente. A boa notícia é que pode ser para muito melhor. O poder está, sim, em nossas mãos, mas precisamos trabalhar bastante. Mãos à obra!

 
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Engenheiro de Produção e Mestre pela Escola Politécnica da USP Especializações no IMD (Suiça), Wharton (EUA), AOTS (Japão) e IESE (Espanha) Atualmente CEO do Great Place to Work Brasil Foi Diretor de Pré-Vendas e Relacionamento com Clientes na Telefônica Empresas Foi Vice-Presidente / Diretor / Executivo em diversas empresas, incluindo GVT (telefonia fixa), ATL (atual Claro, telefonia celular), Banco Popular do Brasil, Grupo VR (serviços financeiros), Diageo (consumo), Dow Química Responsável pela montagem e desenvolvimento de grandes equipes Foi membro do Conselho de Administração em empresa de internet Foi eleito Executivo de TI do Ano em 2002; recebeu 6 outros prêmios nacionais e internacionais Palestrante em inúmeros eventos no Brasil, Argentina e Inglaterra e colunista em diversas publicações em negócios, gestão e tecnologia Autor do livro “Qualidade no Atendimento e Tecnologia de Informação” pela Editora Atlas; co-autor de "Transformando a Cultura do Ambiente de Trabalho" pela Primavera Editorial e co-autor de “Temas Avançados em Qualidade de vida”, organizado por Alberto Ogata Specialties: Companies Start-Up; Project Management; New Business Development; Companies Evaluation; Business Strategy; IT Strategy & Governance; Systems Development & Implementation

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